1º de Abril, o dia da mentira

O dia da mentira é uma data festiva mundialmente comemorada no primeiro dia de abril. Muitas pessoas nessa data pregam peças em amigos e familiares, a mídia também não fica atrás e faz suas brincadeiras também. Na Inglaterra as pessoas que caem nas brincadeiras de 1º de abril são chamadas de noodles, nos EUA são april fools, na Escócia april gowks e na França, poisson d”avril.

 

 

Não há uma explicação certa da origem do dia da mentira ser em 1º de abril. A teoria mais aceita nos leva ao século XVI, na França. Na época, o rei Carlos IX ordenou a troca do calendário Juliano que, no caso, começa em 1º de abril, pelo Gregoriano, lá em 1564. Assim, o ano começaria em 1º de janeiro. Muitas pessoas foram contra a mudança, e continuaram comemorando a passagem de ano de acordo com o calendário Juliano.

CharlesIX

Foi ai que surgiram as piadas, da resistência de alguns e da falta de informação de outros em relação à troca de calendários. Era comum as pessoas enviarem para esses “resistentes”, convites para festas de “fim de ano” falsas, casamentos, entre outras coisas. Essas brincadeiras logo espalharam-se por toda a Europa, chegando ao Brasil pelos portugueses.

Outra teoria diz que a tradição de 1º de abril já existia muito antes do explicado acima. A data, que marcava o equinócio da primavera, era motivo de festa na Roma Antiga. Uma das características das descontraídas comemorações era a pregação de trotes.

 

Pegadinhas de 1º de abril

Em 1983, Joseph Boskin professor de História da Universidade de Boston revelou à agência de notícias Associated Press mais uma possível explicação para o surgimento da data. A teoria referia-se ao Império de Constantino, na Roma Antiga onde um grupo de bobos da corte teria desafiado o imperador, dizendo que faria um governo melhor do que o dele. Constantino, divertindo-se com a provocação, deu aos bobos um dia no poder (1º de abril). A partir de então, a data virou motivo de gozação.

Essa notícia foi veiculada no dia da mentira, ou seja, tudo não passava de uma pegadinha do professor.

JosephBoskin
No dia 1º de abril de 1848, foi lançada a primeira edição do jornal “A Mentira”, em Pernambuco. Já de cara, ele trazia a polêmica manchete: “Morre Dom Pedro II”. Foi a primeira brincadeira do Dia da Mentira feita pela imprensa brasileira. A notícia deu o que falar, e só foi desmentida no dia seguinte.

 

Noodles

A revista Veja e o jornal A Folha de São Paulo já foram noodles. Em 1983, a Veja veiculou uma notícia divulgada pela revista britânica New Scientist, que descrevia uma experiência bem-sucedida realizada na Alemanha, no caso era uma nova espécie de alimento, resultado da união de células de boi com células de tomate, dando origem a uma espécie animal-vegetal. A revista Veja só assumiu o erro após a publicação de uma matéria que revelava a mentira na Folha de São Paulo.
1abrilVeja

Nesse mesmo mês e ano, a própria Folha cairia em outra pegadinha inglesa, ao reproduzir, como verdadeira, uma matéria publicada no jornal inglês The Independent, que noticiava que arqueólogos teriam descoberto evidências materiais da existência da vila dos gauleses Asterix e Obelix. Porem, o jornal a Gazeta Mercantil publicou uma matéria a respeito da tradição inglesa de vincular notícias mentirosas em abril, citando como exemplo de piada, o anúncio da descoberta dos arqueólogos.

 

O dia da mentira nos cinemas

Em 1986 foi lançado o filme April Fool’s Day, dirigido por Fred Walton e roteiro de Danilo Bach. O longa é do gênero terror e conta a história de um grupo de jovens que vão até uma ilha remota passar o fim de semana do dia da mentira, mas, curiosamente, aos poucos os jovens são alvos de um assassino misterioso.

AprilFool'sDay1986

Em 2008 foi lançado o filme Dia da Mentira (April Fool’s Day), dirigido por Mitchell Altieri e Phil Flores, roteiro de Michael Wigart. Esse longa também é do gênero terror, e conta a história da jovem e rica Desiree Cartier que anualmente dá uma grande festa em sua mansão. A festa é muito conhecida pelos trotes pregados nos convidados no Dia da Mentira. Mas Desiree, seu irmão Blaine e mais cinco amigos são alvo de um misterioso assassino.

AprilFool'sDay2008

 

 

 

Até hoje não sabemos o real motivo da criação e disseminação dessa data, nesse dia é comum jornais, revistas e sites veicularem notícias fictícias como reais. O que sabemos é que hoje é 1º de abril, e você não saberá se essa matéria é verdade ou mentira. Apenas reflita e deixe nos comentários.

 

FONTES: info escola, guia dos curiosos e Rotten Tomatoes

Você pode gostar...

Por favor, não saia ainda!
Caso tenha chegado aqui por uma pesquisa do Google e gostou da nossa matéria. Deixe seu email na caixinha abaixo para receber gratuitamente nossos feeds diretamente na sua caixa de entrada.
Obrigado por se inscrever. Você deve confirmar seu endereço de e-mail. Por favor, verifique seu e-mail e siga as instruções.
Nós respeitamos sua privacidade. Não divulgaremos suas informações pra ninguém!
Vai sair mesmo? Que pena. :-(
×
×
WordPress Popup
Assine a nossa newsletter
Deixe seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações sobre as últimas notícias do site!
Não, obrigado
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Vai fechar mesmo?
×
×
WordPress Popup