A Galinha Pintadinha: como ficar milionário com seu personagem animado

Você conhece a Galinha Pintadinha?

Quem não tem filhos ou crianças pequenas em casa, talvez não saiba quem é essa tal Galinha Pintadinha. A Galinha Pintadinha é uma personagem infantil existente na cultura popular há décadas. Porem, somente em 2006 ela ganhou uma representação específica pelas mãos de dois sócios. Eles colocaram-na em animações em que ela cantava músicas infantis de domínio público, como por exemplo “Atirei o pau no gato” e “O sapo não lava o pé”. Hoje ela é uma fortuna.

 

 

Quem são os criadores

Os criadores da galinácea são os amigos Juliano Prado e Marcos Luporini. Prado estudou administração e Luporini estudou publicidade, dois amigos bem tranquilos e Zens. No início eles queriam tentar ganhar algum dinheiro com música, e fazer DVDs com variados personagens infantis, entre eles, a Galinha. Luporini pensava mais no patrimônio intelectual e não em como transformá-lo em dinheiro. Já Prado por sua vez, pensava apenas em conseguir um complemento de renda por mês para cada um.

1PradoLuporini

O sucesso começou mesmo por puro acaso. Em 2006 eles colocaram um desenho animado na internet com o intuito de apenas mostrar um de suas mascotes a um cliente em potencial. A dupla tinha também outras 13 animações com outros personagens. Porem, o negócio não foi fechado e aquela primeira animação da Galinha tornou-se um sucesso na internet. Seis meses depois, a animação foi vista mais de 500 mil vezes.

https://www.youtube.com/watch?v=1i7p0vTGcBk

Dessa maneira a Galinha atropelou todos os outros personagens que Prado e Luporini tinham idealizado, tornando-se assim a musa da dupla. Eles mandaram fazer um primeiro lote de 1.000 DVDs às escuras. 15 mil unidades foram vendidas somente em 2008, e o terceiro DVD ultrapassou a marca das 400 mil cópias vendidas.

 

Como eles ficaram milionários com a personagem

Com o crescimento dos últimos anos, a maior fonte de receita da empresa dos sócios, a Bromélia Produções, passou a ser o licenciamento de produtos. A marca é administrada pela Redibra, que também cuida do licenciamento da Coca-Cola e do cantor Luan Santana.

2AGalinhaLicenciada

Enquanto Luporini se concentra na produção musical, Prado tem se dedicado mais à administração da marca. Significa que Prado tem que decidir onde a imagem da Galinha vai ser mostrada. Por exemplo, dizer não há refrigerantes, mas sim para papel higiênico.

Hoje a personagem está presente em, além dos licenciamentos, serviços e produtos artesanais, pintura de unhas, roupinhas costuradas em casa, docinhos e enfeites caseiros de festas infantis. O curioso é que todos esses produtos não rendem nenhum tipo de direito autoral a Luporini e Prado. Essa produção não autorizada ajuda pequenos produtores artesanais e ainda funciona como divulgação.

Ao mesmo tempo, a dupla defende na Justiça o que considera ser seu direito sobre a personagem. Os empresários brigam na justiça contra o produtor teatral Benedito Maciel, que vem fazendo shows com uma personagem similar. Em sua defesa, Maciel diz que a Galinha Pintadinha pertence à cultura popular e que sua versão da personagem é suficientemente diferente da desenhada por Prado e Luporini. Os dois lados seguem em disputa porém, todos seguem lucrando com a popularidade da Galinha.

3GalinhaPintadinha

 

 

Assim a Galinha Pintadinha tornou-se a principal ocupação profissional dos dois amigos.

A criação de ambos não é algo original e nem educativa. Prado e Luporini fizeram uma versão minimalista do que poderiam oferecer e sondaram o mercado. À medida que o interesse ia crescendo, tanto de público quanto de parceiros, eles começaram a investir mais na Galinha. Nada foi feito de caso pensado, foi tudo mero acaso. A Galinha e os outros personagens de sua turma, com cores fortes, movimentos limitados e músicas fáceis de decorar, conquistaram crianças com menos de 5 anos de idade.

Com a ajuda da Galinha Pintadinha, a Bromélia Produções ganhou uma sede própria. Mas a nova cede ainda mantém o jeitão levemente bagunçado de uma república estudantil. Hoje, a dupla apenas fecha parcerias e deixa tudo nas mãos de terceiros. Os dois sócios avaliam, aprovam ou reprovam algo, e sempre ficam com parte do lucro.

 

E dessa maneira eles ficaram milionários com uma coisa tão simples. Se eles fizeram, você também pode fazer, apenas veja o que pode dar certo, estude essa ideia e fature muito.

Mas e você? Sabia da história milionária da Galinha Pintadinha? Deixe sua resposta ou comentário nos comentários logo abaixo.

Já teve uma ideia parecida?

FONTE: Época

Você pode gostar...

Por favor, não saia ainda!
Caso tenha chegado aqui por uma pesquisa do Google e gostou da nossa matéria. Deixe seu email na caixinha abaixo para receber gratuitamente nossos feeds diretamente na sua caixa de entrada.
Obrigado por se inscrever. Você deve confirmar seu endereço de e-mail. Por favor, verifique seu e-mail e siga as instruções.
Nós respeitamos sua privacidade. Não divulgaremos suas informações pra ninguém!
Vai sair mesmo? Que pena. :-(
×
×
WordPress Popup
Assine a nossa newsletter
Deixe seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações sobre as últimas notícias do site!
Não, obrigado
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Vai fechar mesmo?
×
×
WordPress Popup