A verdadeira história de A Bela Adormecida

A Bela Adormecida, um clássico Disney. Nós já falamos várias coisas sobre a Disney aqui no site, em especial de contos de fadas onde mostramos os contos originais de onde Walt Disney tirou seus clássicos contos.

Se você acompanha o site, sabe que os contos Disney são bonitinhos, feitos para crianças. E viu que os originais não são nada legais para os pequenos.

Caso não tenha visto, veja:

Veja qual é a diferença entre Branca de Neve versão Original e versão Disney
Veja a diferença entre Pinocchio versão original e versão Disney
Veja a diferença entre Disney Cinderella 1950 e A Gata Borralheira de Charles Perrault

Sabemos que a maioria dos, se não todos, contos de fadas Disney foram tirados dos Irmãos Grimm. Mas os Irmãos Grimm não são os autores originais dos contos, eles apenas juntaram vários contos populares a fim de preservar essas histórias. Porem, vários deles foram amenizados e mudado algumas coisas.

E, seguindo essa linha, Walt Disney também fez suas mudanças, deixando os contos ainda mais enxutos.

 

A Bela Adormecida Original

Essa versão da história é de 1634, escrito por Giambattista Basile e intitulado Sol, Lua e Talia, mais tarde esse conto foi recontado por Charles Perrault em 1697 como A Bela Adormecida.

 

Sol, Lua e Talia

Enredo:

Quando a filha do rei nasce, sábios veem seu futuro e alertam sobre um grande perigo que a princesa Talia poderia enfrentar, uma farpa de linho. O rei ordena que nem linho e nem cânhamo (plantas usadas para se fazer roupas) jamais entrem castelo adentro. Mas, Talia cresce e é surpreendida por uma velha girando o fio e uma farpa entra debaixo de sua unha, e a princesa cai morta. O rei abalado tranca o corpo da filha em um castelo, abandonando a garota pra sempre.

SleepingBeauty02

 

Aqui entra uma grande diferença do conto Disney.

Nessa versão da história, um caçador aparece somente após cem anos e encontra a princesa. Cativado pela beleza de Talia, ele não beija a garota, ele a estupra.

 

Após isso, Talia engravida e dá à luz a um menino e uma menina. As crianças recém-nascidas tentam se alimentar mamando no peito da mãe que ainda dormia. E em uma tentativa de alimentar-se, um deles começa a sugar o dedo onde tinha a farpa. Assim, Talia desperta de seu sono de morte. O rei estuprador agora tem uma jovem amante e dois filhos.

SleepingBeauty03

 

A esposa do rei faz planos para acabar com as crianças e com Talia. Ela pede para que o cozinheiro do rei mate-os e sirva-os ao seu rei.

O cozinheiro por sua vez não consegue fazer o serviço, e no lugar, ele mata um bode cozinha e serve ao rei. Porem a esposa do rei descobre a farsa e captura Talia e seus filhos. Ela prepara um caldeirão fervente, com cobras venenosas e outras criaturas horríveis e se prepara para ali jogar o cozinheiro, as crianças e a doce Talia.

Mas no último minuto o rei chega e faz sua esposa recuar um pouco para trás, desequilibrando e caindo no líquido turvo que ela própria havia preparado.

 

E aqui termina a história. Ela é bem diferente da versão de Walt Disney não é mesmo? Isso se deve a fato de Walt ter se baseado na versão dos Irmãos Grimm que se basearam na versão de Perrault, que já havia amenizado bastante a história.

 

 

Curioso pra saber de diferenças dessas histórias com a versão da Disney? Na próxima semana falaremos sobre algumas diferenças entre as várias versões dessa história, até chegarmos em Walt Disney.
Compartilhe essa matéria com seus amigos. E até semana que vem.

Você pode gostar...

Por favor, não saia ainda!
Caso tenha chegado aqui por uma pesquisa do Google e gostou da nossa matéria. Deixe seu email na caixinha abaixo para receber gratuitamente nossos feeds diretamente na sua caixa de entrada.
Obrigado por se inscrever. Você deve confirmar seu endereço de e-mail. Por favor, verifique seu e-mail e siga as instruções.
Nós respeitamos sua privacidade. Não divulgaremos suas informações pra ninguém!
Vai sair mesmo? Que pena. :-(
×
×
WordPress Popup
Assine a nossa newsletter
Deixe seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações sobre as últimas notícias do site!
Não, obrigado
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Vai fechar mesmo?
×
×
WordPress Popup