Animatronics, dos parques para os cinemas

Você talvez não conheça a atração Tiki Room da Disneylândia Califórnia, mas com certeza já assistiu a um dos filmes “Jurassic Park”, “Gremlins”, “Aliens”, “King Kong” ou a série “Família Dinossauro”. Sim? Então você conhece a magia do animatronics. A técnica que nasceu em feiras e parques de diversões chamou a atenção de Hollywood e tornou-se uma aliada dos cinemas sendo usada para efeitos especias.

 

 

O surgimento

A história do animatronics começa a muitos anos atrás com fabricantes de relógios mecânicos construídos na Europa. Esses relógios tinham personagens, escondidos ou não, que se movimentavam de acordo com os sons produzido. Alguns desses relógios ainda sobrevivem até hoje, um bom exemplo é o Relógio Astronômico de Praga construído em 1410, os personagens animados foram adicionados somente em 1600. Em 1700 foram criados os relógios cuco que tinham o pássaro cuco que saia do relógio de hora em hora.

 

Relógio Astronómico de Praga – Hora cheia

https://www.youtube.com/watch?v=iUl-nWpmPbY

 

Em 23 de junho de 1963, Enchanted Tiki Room fez a sua estreia na Disneylândia, Califórnia.

Originalmente a idéia da atração era ser um restaurante com aves Audio-Animatronics cantando para os hóspedes durante o jantar. A “fonte mágica” no centro da sala foi originalmente planejada para ser uma estação de café, onde ainda hoje há um compartimento de armazenagem no interior de sua base.

Disney e sua equipe desenvolveram os pássaros para a atração. E a primeira figura animatronic humana foi de Abraham Lincoln, desenvolvida para a Feira Mundial de 1964.

Como dito acima, os animatronics estão em uso em Hollywood desde 1960. O primeiro robô animatronic foi um pássaro em Mary Poppins.

Mary Poppins

Fonte da imagem: Reprodução/WDWmagic

 

Mais tarde, personalidades como Steven Spielberg e Jim Henson fizeram uso de robôs animatronics em filmes como Tubarão, ET, e Jabba the Hut, que foram um sucesso entre o público.

Animatronics
Hoje, os animatronics mais avançados ainda estão nos parques da Disney agora localizados por todo o mundo. The Walt Disney World, na Flórida, com 4 parques de diversões e em Downtown Disney em Orlando tem-se ainda mais animatronics disponíveis para visualização. Animatronics como o de Roy Rogers que pode girar seu laço são mais realistas do que qualquer outro já criado, os movimentos e controles animatrônicos são incríveis.

A próxima geração de animatronics da Disney serão mais interativas com o público, a exemplo temos Sr. Cabeça de Batata no Toy Story Mania, a atração olha diretamente para o convidado que esta conversando, lábios com uma ampla gama de movimentos realistas, podendo remover e voltar a ligar qualquer parte do corpo.

Abraham Lincoln animatronic

O velho animatronic Lincoln lançado em 1964 até então tinha 6 funções no rosto, em 2009 foram incluídas 4 funções a mais. A boca de Lincoln agora é capaz de formar vogais como “O”.

Na D23 Expo 2013 foi mostrado uma demo do que esta por vir para essa atração.

Aqui você pode conferir a atração completa, é um belo show de patriotismo inclusive.

Esse vídeo mostra um pouco dos animatronics Disney, a qualidade está um pouco ruim mas da para ter uma noção de como são bons os movimentos dos robôs. No final do vídeo você pode ver o animatronics de Roy Rogers com seu laço.

 

BÔNUS

Como era feito o seriado Família Dinossauros, muito bom

O Making of – Família Dinossauros

Se tiver um pouco de paciência veja este vídeo. Se não tiver paciência vá pulando para as partes interessantes.

Traje do Goro de Mortal Kombat, da até medo

Jurassic Park Animatronic T-Rex

 

Esse vídeo não tem muito de animatronics mas é bem legal, ele mostra a evolução do traje do Raptor. Aposto que você não sabia que era assim.

 

Excursão na Universal Studios Hollywood – Filme Tubarão

Johnny 5 de Um Robô em Curto Circuito

Johnny5

Fonte da imagem: Reprodução/i-mockery

Goro

Goro

Fonte da imagem: Reprodução/i-mockery

O Pé-Grande Herry do filme Um Hóspede do Barulho

Herry

Fonte da imagem: Reprodução/i-mockery

Gremlins

gremlins

Fonte da imagem: Reprodução/i-mockery

Disney Audio-Animatronic Abraham Lincoln

 

 

 

Hoje vimos e conhecemos os robôs animatronics, uma tecnologia que surgiu nos parques e que aos poucos foi ganhando a atenção de Hollywood. Hoje em dia essa tecnologia permanece viva em parques como a Disneylândia, cada vez mais reais e interativas.

 

FONTES: Tags Disney e Robo Robotics

Você pode gostar...

Por favor, não saia ainda!
Caso tenha chegado aqui por uma pesquisa do Google e gostou da nossa matéria. Deixe seu email na caixinha abaixo para receber gratuitamente nossos feeds diretamente na sua caixa de entrada.
Obrigado por se inscrever. Você deve confirmar seu endereço de e-mail. Por favor, verifique seu e-mail e siga as instruções.
Nós respeitamos sua privacidade. Não divulgaremos suas informações pra ninguém!
Vai sair mesmo? Que pena. :-(
×
×
WordPress Popup
Assine a nossa newsletter
Deixe seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações sobre as últimas notícias do site!
Não, obrigado
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Vai fechar mesmo?
×
×
WordPress Popup