Conheça quem são as verdadeiras Princesas da Disney

Aqui no AnimaSan nós já falamos de várias coisas sobre a Disney e suas tão aclamadas Princesas.

Na matéria sobre rotoscoping, nós vimos que as Princesas da Disney foram inspiradas em contos antigos e modeladas a partir de pessoas reais. Hoje vamos mostrar uma pequena lista onde veremos as modelos de referência a qual foram usadas para criação das princesas que foram feitas a partir e uma, e os contos para aquelas que não tiverem uma modelo referencia.

 

 

Branca de Neve

MargeChampion

 

Marge Champion (2 de setembro de 1919 – com 94 anos até a presente data) é uma dançarina americana, coreografa e atriz. Entre todos os seus trabalhos, está o de modelo referência da personagem Branca de Neve de 1937, A Fada Azul em Pinóquio e Hyacinth Hippo do longa Fantasia de 1940. Até a alguns anos atrás ela continuava dançando como podemos ver abaixo, nesse vídeo ela tinha 90 anos.

Entrevista com Marge Champion – CBS News

 

 

Cinderella e Aurora

HeleneStanley

 

Dolores “Helene Stanley” Frere (17 de Julho de 1929 – 27 de Dezembro de 1990) foi uma atriz norte-americana. Dolores foi modelo de referência live action de Cinderela e Anastasia Tremaine no filme Cinderela de 1950, princesa Aurora no filme A Bela Adormecida de 1959 e Anita Radcliffe em 101 Dálmatas de 1961.

 

 

Ariel e Bela

SherriStoner

 

Sherri Stoner (16 de julho de 1965) é uma atriz americana, modelo e escritora. Ela foi referência live-action de Ariel no filme A Pequena Sereia e Bela em A Bela e a Fera. Ela também foi a voz da esquilo-fêmea Slappy em Animaniacs.

 

 

Jasmine

JenniferConnelly-BethAllen

 

Jasmine é vagamente baseada na Princesa Badroulbadour de Aladim e sua lâmpada maravilhosa da coleção Mil e Uma Noites, olhos de Jennifer Connelly e uma foto especifica de Beth Allen, a irma mais nova do animador Mark Henn.

 

 

Pocahontas

Pocahontas

 

Pocahontas é vagamente baseada na vida de uma princesa Nativa Americana dos EUA, cujo nome era Matoaka, Pocahontas era apelido e significava “Little Mischief”. Ela se apaixona por um homem chamado John Smith, que ajuda a evitar uma guerra entre seus povos.

 

 

Mulan

Mulan

 

Mulan é vagamente baseada na heroína do antigo poema épico chinês The Legend of Hua Mulan. Ela não é princesa por sangue real ou casamento, mas sim por honra dada pelo Imperador por sua bravura ao salvar a China. Durante a sua estada no exército ela se apaixona pelo capitão Li Shang.

 

 

Tiana

DanielleMonéTruitt

 

Danielle Moné Truitt é uma atriz, cantora e dançarina. Ela foi a referência live action para Tiana em A Princesa e o Sapo, a primeira Princesa da Disney Afro-descendente. Ela também foi Georgia no filme.

 

 

Rapunzel

Rapunzel

 

A heroína do filme de animação Tangled é vagamente baseada na personagem Rapunzel dos Contos de fada dos Irmãos Grimm.

 

 

Merida

Merida

 

Merida é a primeira princesa de um filme da Pixar/Disney original. Ela não foi inspirada em nenhuma literatura ou vida real. Ela foi a primeira princesa sem um interesse amorosos. Merida não canta nenhum tipo de canção importante no filme, somente um pequeno verso de uma canção em gaélico quando criança.

Merida rompe toda a tradicional line-up da Disney, ela é também a segunda Princesa da Disney com sotaque.

 

 

Anna

Anna-BeckyBresee

 

Becky Bresee foi a supervisora de animação da personagem Anna, irmã mais nova de Elsa. Bresee fez filmagens dela mesma e usou para os trejeitos de Anna. Anna é vagamente baseada em Gerda, a heroína do conto de fadas dinamarquês A Rainha da Neve de Hans Christian Andersen.

 

 

Elsa

Elsa-KatieLowe

 

Katie Lowe fez os movimentos de Elsa na canção Let it Go. Elsa é a irmã mais velha de Anna no filme Frozen de 2013. Ela é vagamente baseada no personagem Kai e A rainha da neve, ambos do conto de fadas de Hans Christian Andersen A Rainha da Neve.

Elsa é a primeira Princesa da Disney a ser considerada uma anti-heroína. Ela será a princesa mais velha dentre todas as princesas Disney, como pode ser visto aqui, com 21 anos de idade no filme. Ela será também a primeira princesa a ter se tornado uma rainha em seu filme principal. E também será a segunda princesa sem um interesse amoroso, depois de Merida.

Outra curiosidade é que Anna e Elsa são as únicas Princesas da Disney que realmente sabem uma da outra, tirando Easter Eggs é claro. Anna e Elsa estão no aguardo para entrarem oficialmente para o grupo das Princesas Disney.
Hoje conhecemos quem são as verdadeiras Princesas da Disney, e os contos as quais foram baseadas. A Disney tem apenas uma princesa original criada do zero, todas as outras foram baseadas em contos de fadas antigos. De burra a Disney não tem nada. Praticamente todas as histórias dela são contos de fadas de domínio público, quem não conhece acha que “é criação da Disney”. Espertos, muito espertos.

 

Você pode gostar...

  • WILLIAM FOLIAO

    Obviamente, a Disney inspirou-se na grande maioria das vezes na história real, literatura universal, mitologia e no folclore. As suas princesas, por exemplo, são de múltiplos países, a maioria baseada na Europa. Porém, tudo foi feito para que não fossem pagos direitos autorais. Já imaginaram? Ah! Se não fosse a cultura popular, o folclore… Mas, há exceções, quando da compra da Pixar e da Marvel. Porém, que é arrecadado dá de sooobraaaaa para pagamento dos devidos direitos.

    • William, são todos contos populares de domínio publico, não se deve e nem tem como pagar direitos. E essas adaptações são feitas ao longo da história. A Bela Adormecida por exemplo teve várias adaptações antes de Walt Disney montar a sua. Todas amenizadas a cada versão.

      • WILLIAM FOLIAO

        Concordo. Eu coloquei tudo isso. Contos populares do folclore. Branca de Neve é alemã. A Bela Adormecida, inglesa. E por aí vai. Muitos desses contos eram de terror, em sua origem. Por isso repito: o que seria da indústria mundial se não fossem o folclore e a cultura popular. Esperto quem faz isso. Não paga direito autoral. Se bem que Pocahontas existiu, de fato. E a Disney sempre usou pessoas para dar formato aos seus personagens. Ficava mas fácil.
        Obs.: Entre as tantas adaptações que esses contos tiveram, destacam-se os dois Irmãos Grimm, que deram um teor mais infantil ao que eles realmente apresentavam.

  • WILLIAM FOLIAO

    Nota: As princesas Disney não se encontram em filmes, mas em quadrinhos, peças promocionais, TV e nos parques Disney é o que mais se vê.

    • O referido das princesas não saberem umas das outras foi na questão dos seus filmes. A Branca de Neve não sabe da existência da Pequena Sereia no filme dela. Não misture material promocional com material original de cada uma delas.

      • WILLIAM FOLIAO

        Não estou misturando nada. Como você mesmo pode ver, eu concordei que elas não haviam se conhecido nos filmes, mas em outros trabalhos. Certo que nem todas, mas já houve interação sim de princesas em outros formatos, como nos quadrinhos. É o mesmo caso do Mickey com o Donald. Raramente se encontravam. Hoje, é comum atuarem juntos na TV. Logo, o mesmo acontecerá com as princesas.

        • Sim, isso é material promocional. Digo e repito que no caso é nos seus filmes, fora Anna, Elsa e Rapunzel, Anna e Elsa são irmãs e Rapunzel aparece como um easter agg na coroação de Elsa.

          • WILLIAM FOLIAO

            Você está repetindo coisas. Eu não estou discordando que seja material promocional e sei muito bem que elas não aparecem em filmes de cinema. Mas, fazem parte do Universo Disney. E algumas já apareceram juntas nos quadrinhos. Histórias, não propaganda. Fui claro agora:

          • Sim claro, mas o texto fala e deixa claro que “nos filmes” elas não se conhecem/existem. As princesas interagem entre si em histórias aleatórias em HQs por exemplo? Claro que sim, elas fazem dinheiro e a exploração disso é normal. Não existe universo compartilhado entre os filmes antigos das princesas, talvez a partir de agora com novos filmes isso possa ser feito, mas até então não.

          • WILLIAM FOLIAO

            Isso é verdade. Até por que nem passava pela cabeça dos produtores e roteiristas tais encontros. O que é perfeitamente normal hoje em dia.

  • WILLIAM FOLIAO

    Ainda no aguardo? KKK Elza e Ana são, DISPARADO, as melhores personagens da Disney. A maioria delas é tolinha, patricinha, dondoquinha, meninas bobas, sem conteúdo, cujos filmes são nutridos por diversos outros significativos personagens. Elza e Ana andam com os próprios pés. Sua simpatia, carisma e valor comercial batem todas as demais princesas Disney. Vieram atualizadas em tudo… traços, roupas, cores, jeito de ser, movimentos, canções. As princesas do Século 21.

    • Anna e Elsa estão no aguardo de uma “formatura”, uma comemoração de oficialização para entrarem para o hall das princesas oficiais.

      • WILLIAM FOLIAO

        QUE LEGAL. MAS, NEM PRECISAM. COLOCARAM NO BOLSO TODAS AS DEMAIS PRINCESAS JUNTAS. AÍINCLUINDO A ENTÃO IMBATÍVEL BRANCA DE NEVE. E MESMO A CINDERELA.

  • WILLIAM FOLIAO

    Os movimentos até podem ter sido dela, mas a Katie nada tem a ver com a sinuosa Elza. Delícia, por sinal. Eu queria ver o Let It Go dela.

  • WILLIAM FOLIAO

    MUITO INTERESSANTE SABER QUEM FORAM AS MULHERES QUE INSPIRARAM OS TRAÇOS DAS FAMOSAS PERSONAGENS. A MULTITRILIONÁRIA DISNEY PODE. MUITO BOM.

  • WILLIAM FOLIAO

    Live-action? kkk Postam tudo em português e lascam um termo em inglês que a grande massa desconhece. Desnecessário. Vocês são redatores… Tratem de produzir um texto onde o termo “ao vivo” entre bem. E bem entradinho aí, viu? KKK
    E digitem “norte-americana”. Dançarina, bailarina, atriz, cantora, seja o que for, nascida nos Estados Unidos (Estados Desunidos, ou US e ABUSA) recebe a naturalidade de norte-americana ou estadunidense. Americana é quem nasce no continente América, que vai do Alasca (EUA comprou do Canadá) ao Chile. Todas as mulheres brasileiras são americanas, se for por isso. Agora, se os nascidos nos Estados Unidos se autodenominam os únicos “americanos”, eles estão completamente ERRADOS. Querem ser os donos do mundo à força. E não são essa coisa toda. América é continente, não país.

    • Sim, todos somos americanos, mas no caso dos EUA são Estados Unidos da America, America. Assim como o Brasil foi chamado de Estados Unidos do Brasil e depois virou uma nação chamada Brasil, os EUA também seriam chamados de América. Não está errado chamar que nasce ou se naturaliza nos EUA de americano, pois eles se designam assim.

      • WILLIAM FOLIAO

        Esse é um velho, comum e absurdo erro cometido
        popularmente por quem se deixa levar pela mídia. Cosias de leigo. Qualquer professor de linguística explica. Até mesmo História e Geografia.
        Estados Unidos da América, do continente América. América nunca foi país. Não existe o país América na ONU nem em lugar algum.
        Eles se autodenominam “americanos” por que querem ser os donos
        da verdade, os melhores, os reis – mas não são. Quem é oriundo dos Estados Unidos é norte-americano ou estadunidense. Assim diz o bom e velho português, nosso idioma.
        Americano é quem nasce no continente América, que vai do Alasca à Patagônia. Todos nós brasileiros somos americanos. Desenho? Rabisco?
        Entendeu?
        Seja Estados Unidos da América, do Brasil, do Piauí, do Pará, do cafundó, tudo é América. Chamar quem nasce nos EUA de americano é erro. É legitimar uma mentira.
        Quem nasce em Alagoas também é americano. Quem nasce no Chuí também é americano.
        Eles podem dizer que são os reis do mundo e os melhores em tudo, mas não são. Por que eles dizem você tem que acreditar, confirmar e obedecer? Pode ver nos bons dicionários e enciclopédias. Quem nasce nos EUA, nos USA e ABUSA é NORTE-AMERICANO OU ESTADUNIDENSE. Eu também sou americano, com muito orgulho, pois nasci na América,
        n continente América. Você também masca chiclete e love NY? Eu não. Desenho?
        Daqui a pouco, você diz também que a Amazônia não pertence a ninguém, é zona neutra. Que os ianques venceram a Guerra do Vietnam, havia mesmo armas químicas no Iraque, foram terroristas que derrubaram as torres e que a capital do Brasil é Buenos Aires. Rsrsr
        Abraços.

        • Você diz que quem nasce nos EUA é norte-americano, vale lembrar que a América do Norte é formada por vários países. Vale ressaltar que o nome dos EUA é América, pois o nome oficial é Estados Unidos da América. Que indica que os estados estão unidos em uma republica federativa. Citei o caso do Brasil que hoje é Republica Federativa do Brasil, mas também temos o México, cujo nome oficial é Estados Unidos Mexicanos.

Por favor, não saia ainda!
Caso tenha chegado aqui por uma pesquisa do Google e gostou da nossa matéria. Deixe seu email na caixinha abaixo para receber gratuitamente nossos feeds diretamente na sua caixa de entrada.
Obrigado por se inscrever. Você deve confirmar seu endereço de e-mail. Por favor, verifique seu e-mail e siga as instruções.
Nós respeitamos sua privacidade. Não divulgaremos suas informações pra ninguém!
Vai sair mesmo? Que pena. :-(
×
×
WordPress Popup
Assine a nossa newsletter
Deixe seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações sobre as últimas notícias do site!
Não, obrigado
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Vai fechar mesmo?
×
×
WordPress Popup