Doctor Who, uma das melhores séries de sci-fi já criadas

Hoje, dia 23 de novembro de 2016 é o aniversário de uma das séries mais épicas da história da humanidade (nem sou fan, magina). E pra comemorar essa data vamos (eu vou) apresentar esse universo todo pra você. Continue lendo e entenda Doctor Who!

 

Recomendo fortemente que deixe a música rolando enquanto lê.

Essa é a música de abertura de 2010 da série (você não imagina como eu fico em êxtase ouvindo isso).

 

Você conhece Doctor Who?

Doctor Who é uma série Britânica criada em 1963 pela BBC Londres (óbvio, se é britânica não pode ser outra coisa). Essa série (fod@ bacarai) tem muitos fans mundo afora (muitos mesmo). Mas ainda assim não é muito popular (talvez por não ser americana, trágico). Você mesmo deve não conhecer, ou se já ouviu falar com certeza deve ter ficado bem confuso (e com razão).

Doctor Who mistura história, ficção científica, aventuras e dramas. Você vai suar os olhos em vários episódios (assim como eu disse em O meu primeiro contato com a franquia Cavaleiros do Zodíaco, se caso você não for uma pedra).

Fique aí, senta, se acomoda e vem conhecer essa série espetacular com a gente (quando digo a gente quero dizer eu, porque só tô eu aqui).

 

O que é Doctor Who

Doctor Who é uma série Britânica de ficção científica, drama e aventura (isso eu já disse). Seu primeiro episódio foi exibido em 23 de novembro de 1963 (sim, é mais véia que sua avó, mas por outro lado a minha mãe nasceu neste ano, então esquece a comparação da vó).

doctorwho1

 

O personagem principal da série se auto denomina O Doutor (Dê Dôcta, sotaque bonitinho nas mulheres). O Doutor veio do planeta Gallifrey que foi destruído na grande guerra do tempo, ou seja, ele, em teoria, é o último de sua raça. O Doutor está sozinho nessa viagem (esse fato te toca as vezes, no bom sentido).

 

Doutores

Uma coisa que pode ser um pouco difícil de se entender é o fato da troca de atores na série. Pra quem não conhece, inicialmente fica meio perdido com isso. Mas é justamente isso que possibilita a série viver por tanto tempo (comparações com tokusatsus a parte).

A explicação disso é bem simples, na série os Time Lords possuem uma habilidade. No momento em que O Doutor é ferido mortalmente ele ativa essa habilidade e se regenera totalmente. Tanto na aparência quanto na personalidade. Assim, ele se torna outra pessoa, mas ainda é o Doutor pois seu intelecto permanece. Essa regeneração leva um tempo e se caso O Doutor for ferido mortalmente (de novo) nesse período, ele morre (os Time Lords são uns troladores mesmo).

doctorwho2

 

Esse conceito foi introduzido em 1966 quando o ator William Hartnel saiu da série (foi uma boa sacada). Agora tecnicamente falando. Essa habilidade da regeneração troca cada célula do corpo do Doutor. E pode pegar qualquer aparência no universo da série. Vimos isso na última regeneração do Doutor. Peter Capaldi (o 12ª Doutor) já havia feito o papel de Lucius Caecilius Iucundus no episódio The Fires of Pompeii (tem um motivo dessa aparência em específico, mas não quero falar dela aqui).

Cada Time Lord pode fazer essa troca de corpo apenas 12 vezes e o Doutor já havia passado por suas 12 encarnações. Porém (sempre tem um porém), ele ganhou mais 12 encarnações em eventos mais recentes (assista a série e saiba mais).

 

A Última Grande Guerra do Tempo

O que falar dela, A Última Grande Guerra do Tempo. Uma guerra do tempo é uma guerra que acontece em vários períodos do tempo. Ela pode ser um conflito onde dois lados combatem em pontos diferentes da história, ou um conflito onde o próprio tempo é usado como uma arma (ficou interessado? Se você gosta de sci-fi a resposta é sim). A Última Grande Guerra do Tempo foi introduzida na série como uma explicação para o grande hiatus que a série teve (outra boa sacada).

 

O nome do Doutor

O Doutor não diz seu nome em momento algum na série (sem dúvida é o maior mistério da série). Existem apenas algumas poucas pessoas que sabem realmente qual seu nome, entre essas pessoas está sua esposa River Song, a filha de Amy Pond e Rory Williams (dois acompanhantes do Doutor, essa é uma longa história que envolve viagens no tempo e SPOILERS (pegou a referência? Hã? Hã?)).

Reconhece ela de algum lugar? Uma certa série bem desconhecida, Arrow, já ouviu falar (sarcasmo)? Ela é a mãe da Sara e da Laurel.

 

Clara Oswald (até então a última companheira do Doutor) eventualmente descobre qual é o verdadeiro nome dele ao ficar perdida dentro da TARDIS (sim, é possível se perder dentro dela, acredite). Ela entra em uma biblioteca e lê o livro da história da grande guerra do tempo e descobre o nome dele ali. Mas (o bom e velho “mas”), Clara acaba esquecendo disso (poxa vida).

O nome do Doutor é o grande segredo do universo, e também uma promessa. Para os Senhores do Tempo “o nome que você escolhe é como uma promessa que você faz”.

O Doutor busca sempre “curar” o universo, por isso Doutor. Sua promessa é:

Nunca ser cruel;
Nunca ser covarde;
Nunca se render;
Nunca desistir.

(Quando você assistir a série vai ver no especial de 50 anos o homem que quebrou essa promessa, e no que deu essa quebra)

Apesar do nome da série ser Doctor Who, o Doutor é apenas O Doutor. Como ninguém sabe seu nome e ele sempre se apresenta com O Doutor, a pergunta constante após sua apresentação é: “Doutor quem? (Doctor Who? (e não, ele não é o Doctor Who, ele é só O Doutor))” .

doctorwho3

 

Acompanhantes

O Doutor procura viajar sempre com um acompanhante. Que seria apenas para ele não se sentir sozinho e lembrar que é o único de sua raça ainda vivo. Ele está sozinho no universo devido aos próprios atos na grande guerra do tempo.

O Doutor sempre estará acompanhado. Se ele se despede de um acompanhante de longa data que o seguiu em suas aventuras (como foi o caso dos Pond que ficaram 10 anos com ele). Não demora muito para que ele saia por aí a procura de outra pessoa que o acompanhe (no caso ele acha a Clara, quase tão misteriosa quanto ele). Viajar solitário é uma coisa que o Doutor não gosta.

doctorwho4

 

Você deve ter visto eles separados, um na MARVEL e outro na DC.

doctorwho5

 

TARDIS

TARDIS significa Time And Relative Dimension In Space (Tempo e Dimensão Relativa No Espaço, traduzido pro brazuca). Ao fugir de seu planeta natal o Doutor rouba uma TARDIS Tipo 40. A TARDIS é uma nave que possibilita a viagem pelo tempo espaço. Ela possui todo o conhecimento relativo ao universo. E tudo que esteja fora, que anteceda ou ultrapasse a própria existência dele ela desconhece (em Dr Who você vê o Doutor indo até a borda e saindo do universo).

A TARDIS possui o circuito camaleão que possibilita a troca da forma exterior para algo que esteja de acordo com o local onde ela pousa. Porém, esse circuito parece ter se quebrado ainda na primeira temporada da série clássica. Fazendo com que sua aparência seja sempre uma cabine telefônica policial dos anos 50. O Doutor sempre diz que precisa verificar o circuito camaleão para ver se está quebrado ou o porquê dela sempre escolher a forma de uma cabine. Outra coisa também é que a TARDIS faz com que as pessoas não a percebam, elas a veem, mas não ligam pra ela e não dão bola. Essa pode ser uma explicação do porque ela sempre permanecer como uma simples cabine.

Todos que entram dentro da TARDIS ficam espantados pelo fato dela ser muito maior por dentro. A frase: “É maior por dentro!” é bem recorrente na série. Embora a frase “É menor por fora” tenha sido usada uma vez (pela misteriosa (e melhor de todas) Clara). No episódio The Name of the Doctor (eu não consigo ler Doctor sem falar Dôcta), podemos ver a grandeza da TARDIS. Ela ficou gigantesca pois com o passar do tempo foi se deteriorando e apresentou uma falha nos seus circuitos transdimensionais.

doctorwho6
O Doutor viaja a bordo dela com seus acompanhantes em suas aventuras. Mas algumas vezes caí em um lugar completamente diferente daquele que ele havia escolhido (uma vez ele e os Pond iam pro Rio de Janeiro, mas caíram em um lugar completamente diferente, aliás, o Brasil é citado várias vezes na série). Isso acontece pois a TARDIS leva o Doutor para onde ele precisa estar e não para onde ele quer ir.

 

Por onde começar

Doctor Who vai para sua 10ª temporada (até a presente data). Sim, são muitos episódios para assistir. E se você não quer pegar da primeira temporada (porque acha que ela é bem chatinha ou sei lá o que), em alguns episódios é mostrado exatamente o que é Doctor Who, um deles é o S03E11 – Blink.

Esse episódio mostra exatamente o que é o Universo Who, nele temos ficção científica, história, humor, aventura e drama. Ele é um ótimo episódio para iniciar. Você vai amar o Doutor, se surpreender no final e querer ver mais, isso é Doctor Who. O primeiro episódio que eu vi foi The Satan Pit, nono episódio da segunda temporada, e eu amei (eu vi na TV Cultura).

doctorwho7
Doctor Who é sem sombra de dúvidas uma ótima série. Ela é um prato cheio pra quem gosta de ficção científica, aventura, drama, romance e humor (palavras muito usadas aqui nesse texto). Viagens pelo tempo espaço. Onde podemos ver da criação da Terra até a morte do universo. Amores, ódios e aquele velho toque de humor que sempre está com O Doutor.

Se você não conhece ou nunca assistiu Doctor Who. Dê uma chance para a série e acompanhe o Doutor em suas aventuras, você não vai se arrepender.

Allons y!(Não sabe o que quer dizer? Assista a série!)

Você pode gostar...

Por favor, não saia ainda!
Caso tenha chegado aqui por uma pesquisa do Google e gostou da nossa matéria. Deixe seu email na caixinha abaixo para receber gratuitamente nossos feeds diretamente na sua caixa de entrada.
Obrigado por se inscrever. Você deve confirmar seu endereço de e-mail. Por favor, verifique seu e-mail e siga as instruções.
Nós respeitamos sua privacidade. Não divulgaremos suas informações pra ninguém!
Vai sair mesmo? Que pena. :-(
×
×
WordPress Popup
Assine a nossa newsletter
Deixe seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações sobre as últimas notícias do site!
Não, obrigado
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Vai fechar mesmo?
×
×
WordPress Popup