Entenda por que os desenhos tem apenas quatro dedos

Atenção: Matéria refeita em 21/04/2016.

 

Você já percebeu que os desenhos animados na maioria das vezes têm apenas quatro dedos? Nunca parou e se perguntou no motivo? Será alguma regra criada pela Disney?
Por que será?

MickeyPensando

 

 

Para que possamos compreender os quatro dedos temos que voltar no tempo e ver como a coisa funcionava.

Tudo começou no início dos anos 1900, e como sabemos, qualquer coisa no começo não é fácil. A animação ainda estava sendo descoberta, e novas técnicas de animação eram criadas a todo momento.

Hoje nós usamos softwares como Adobe Animate (antigo Flash) para fazer animações, e temos várias técnicas de animação. Mas antigamente a coisa era feita toda manualmente, tudo no lápis e papel, centenas e mais centenas de desenhos, muito tempo e dinheiro.

Animação no começo do século passado era algo extremamente caro, e somente magnatas é que tinham estúdios de animações devido ao alto custo. Grandes animadores do século, como Walt Disney e Otto Mesmmer, trabalharam para estúdios de terceiros.

Como dito acima, no início as coisas estavam sendo descobertas ainda, e se hoje temos técnicas para se desenhar uma mão, no começo não havia nada disso. Desenhar uma mão humana não era nada fácil, ela ficava grande demais e desproporcional com relação ao resto do corpo.

MuttAndJeff

Mutt and Jeff 1926

 

E como a indústria da animação era uma coisa nova, ao modo que ela crescia a demanda também aumentava. Os artistas precisavam muitas vezes desenhar rápido, e desenhar quatro dedos fica mais fácil do que desenhar cinco.

A quem diga que os quatro dedos são para que não se possa mostrar o dedo do meio. Eu acho que essa opção é inválida, pois mesmo com quatro dedos ainda é possível mostrar o dedo do meio.

CartoonDedoMeio

 

Algumas pessoas dizem ou acham que esse padrão de quatro dedos veio depois que o Mickey apareceu, que quatro dedos é uma criação da Disney. Como já dissemos, no início nada estava definido ainda, e precisaram passar vários anos até que “fazer uma animação” ganhasse uma receita.

Lógico, a Disney como uma grande precursora da animação teve grande parte no “fazer animação”, criando técnicas e tudo mais.

Cartoons como Tom e Jerry, Looney Tunes, Mickey e sua turma, Os Simpsons onde apenas Deus tem cinco dedos, Family Guy usam o padrão quatro dedos. E, por questões culturais, dificilmente você verá um anime com quatro dedos.

Dragon-Ball-Imagem-1

 

Claro, nem todo desenho animado usa esse padrão, nós temos vários desenhos que usam cinco dedos nas mãos. E em praticamente todos, os personagens são retratados o mais próximo do real possível. Pode-se dizer que quatro dedos é um padrão estabelecido apenas para cartoons. Desenhos que em seu início tiveram cinco dedos, hoje adotaram quatro por serem cartoons. Nesses desenhos estão incluídos Felix The Cat e o coelho Oswald.

FelixOswald

A ideia do cartoon é ser simples e muitas vezes irreal.

 

Confira alguns exemplos de personagens com 5 e 4 dedos ao longo dos anos, alguns começam com 4 dedos e após alguns anos mudam para 5 e vice-versa:

 

 

E qual a resposta que tiramos disso tudo? Vimos que o padrão quatro dedos não foi criado por alguém, foi tudo uma adaptação à disponibilidade de tempo e dinheiro. E com o passar dos anos, quatro dedos se tornou padrão para cartoons.

Se você gostou dessa matéria e ficou satisfeito com ela, deixe sua opinião nos comentários. E não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

 

Você pode gostar...

  • – Salatiel –

    parece que tem preguiça de digitar a matéria certo, mds tem muitos erros ai

  • Geraldo Vilger de Almeida

    logo aparece um religioso dizendo que os 4 dedos representam algo diabólico…. blá, blá, bla´…

    • Principalmente os japoneses. Na cultura deles é bem isso mesmo, kkkk

  • Lucas Rodrigues

    Você já leu “Três Dedos – Um escândalo animado”? Excelente história onde o mote são os personagens terem apenas três dedos. Recomendo

    • Nunca li, mas vou ler com certeza. Agradecemos pela dica.

  • WILLIAM FOLIAO

    NOTA 10 PARA TEXTO! EXCELENTE!

    • – Salatiel –

      10? sério? tenta colocar um óculos e ler novamente.

Por favor, não saia ainda!
Caso tenha chegado aqui por uma pesquisa do Google e gostou da nossa matéria. Deixe seu email na caixinha abaixo para receber gratuitamente nossos feeds diretamente na sua caixa de entrada.
Obrigado por se inscrever. Você deve confirmar seu endereço de e-mail. Por favor, verifique seu e-mail e siga as instruções.
Nós respeitamos sua privacidade. Não divulgaremos suas informações pra ninguém!
Vai sair mesmo? Que pena. :-(
×
×
WordPress Popup
Assine a nossa newsletter
Deixe seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações sobre as últimas notícias do site!
Não, obrigado
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Vai fechar mesmo?
×
×
WordPress Popup