Guia prático: Os Cavaleiros do Zodíaco

O objetivo do guia prático a seguir está em relatar de forma humorística (ou não) as loucuras e peripécias de uma turminha pra lá de problemática, que abalou manhãs, tardes, noites e até mesmo serviu para tapar buracos que haviam na programação brasileira.

 

Como um dos carros chefes da animação japonesa no Brasil, os Cavaleiros do Zodíaco levaram gerações ao delírio com suas frases de efeito, armaduras brilhantes e lutas psicodélicas jamais vistas nas telinhas por esses lados do mundo, o que acarretaria em uma febre que esvaziaria bolsos de pais trabalhadores, introduzindo uma cultura diferenciada do que era visto por aqui (deixando muitas mamães loucas), mas vamos ao que interessa.

 

VOCÊ JÁ SENTIU O COSMO?

1CavaleirosDoZodiaco

Originalmente nomeado Saint Seiya (聖闘士星矢, Seinto Seiya), foi inicialmente uma série de mangás escrita e desenhada por Masami Kurumada (um cara que adora seus protagonistas, desenhando a cara deles em todas as suas obras) publicada na revista Weekly Shonen Jump de 1986 a 1990, onde se transformou em uma porção de rabiscos animados, bem diferente do que é visto no mangá por volta de 1986 até 1989.

 

ME DÊ SUA FORÇA, PEGASUS!

2CavaleirosDoZodiaco
A história é simples. Cavaleiros de Athena (Athena no Seinto, no original) lutam em batalhas sangrentas, desiguais, (cheias de soco no bucho e voadora na boca) portando “armaduras” (Cloths) de constelações sagradas do Zodíaco, com o objetivo de proteger a cada um dos seus portadores que tem a difícil missão de proteger a deusa grega Athena (que caga pra existência de cada cavaleiro), em batalhas contra o próprio santuário, outros deuses do Olimpo e seja lá mais o que for que aparecer.

 

BRINQUEDOS IRADOS!

3CavaleirosDoZodiaco

O sucesso foi tanto no Brasil, que diversos produtos ligados ao anime foram aparecendo, desde bonequinhos com mãos gigantes e cabeças pequenas, até trilhas sonoras vendidas em K7 e CDs com músicas cantadas, karaokês e o famoso (ou nem tanto) rap do Zodíaco.

 

Mesmo depois de anos que sua reprise reapareceu na televisão aberta, apresentado pela Kelly Key (pois é), onde as famigeradas armaduras infantis voltaram a ser vendidas.

No Brasil o anime passou na Rede Manchete, Cartoon Network, Bandeirantes, Rede 21, Play TV, Ulbra TV, Rede União, TV Nova e TV Diário.

 

NUNCA VI EPISÓDIO ALGUM, O QUE PRECISO SABER SOBRE?

4CavaleirosDoZodiaco

Caso você não tenha tido contato com a série animada e mangá por ser novo (geração Y (vulgo geração leite com pêra)) ou simplesmente (porque o mangá é mais feio que bater na vó com um gato morto em chamas) não foi atrás por pura preguiça, vamos deixar um breve (e tendencioso) manual pra você não se sentir perdido quando ver um cosplay, piada ou seja lá o que aparecer relacionado a esta obra que mora no coração de tanta gente que cresceu recortando caixas de papelão, colando nos braços com fita crepe, fazendo poses estranhas, gritando frases e brigando com aquele seu priminho que sempre esquecia que não era pra acertar o soco de verdade no meio do seu nariz…

…depois chorava e sua mãe te proibia de ver esses desenhos do capiroto…

Mas enfim, vamos aos personagens.

 

SEIYA DE PÉGASUS, O PROTAGONISTA!

5CavaleirosDoZodiaco
Apesar de conhecido como saco de pancadas de Athena, pimbal do Zodíaco, boneco de vodoo da Saori, rascunho do Kurumada, ser usado nos finais de ano com a piada de Seiya de natal, virar chacota até por seus dubladores BR, Seiya ainda é o principal na obra e como um bom protagonista, abusa muito do que essa categoria tem de melhor que é apanhar como um cavalo (um cavalo alado no caso) e morrer jamais!

Não, sério, ele apanha pra caramba, se levanta, apanha de novo, se levanta e continua apanhando mais (só faltou ele ser brasileiro, mas essa função fica pra outro cavaleiro chifrudo de ouro que falaremos em outro momento).

Mas calma, essa não é uma função exclusiva dele. Praticamente todos os cavaleiros de Bronze (os mocinhos do anime inicialmente, por assim dizer) apanham loucamente. A diferença é que eles não têm o protagonismo a seu favor.

Seiya é um cara simpático que foi separado de sua irmã Seika quando criança e treinou no santuário com sua mestra Marin, sendo assediado por Shaina, guerreira essa com uma certa queda pelo rapaz que só queria saber de conseguir a armadura de Pégasus, lutar pra salvar a anta da Saori, achar sua irmã, enquanto tenta entender a razão de cada oponente novo conseguir enfiar o pé no seu traseiro com tanta destreza e velocidade.

 

SHIRYU, DE DRAGÃO (VULGO SHIRYU AMIGO)

6CavaleirosDoZodiaco

Portador da armadura de bronze de Dragão (ah vá), vive nos cinco picos antigos de Rozan, com seu mestre Dohko de Libra, conhecido como (cover do mestre Yoda de Star Wars) mestre ancião e sua “companheira” Shunrei.

Com uma das habilidades mais lembradas pelos fãs, fazer a cachoeira de Rozan correr ao contrário com seus golpes (fazendo a conta de água nas casas brasileiras aumentar devido ao número de pirralhos que tentavam fazer a água do chuveiro correr ao contrário), Shiryu também se mostra muito habilidoso furando seus próprios olhos (sorte que isso não influenciou a molecada) na luta contra Argol de Perseu, já que o escudo de medusa dele transformava todos os que olhavam em estátua.

 

HYOGA DE CISNE, O FILHINHO DA MAMÃE!

7CavaleirosDoZodiaco

Loiro, olhos azuis, um nórdico portador da armadura de Cisne.

Ok, isso pode dar a entender a razão do estilo “Yaoi” (caso não saiba o que é isso, não pesquise) ter se popularizado no Brasil, mas apesar dos pesares, devemos admitir que o Hyoga é um dos personagens mais icônicos nessa bagaça.

Com seus golpes icônicos de gelo, visitas constantes a mãe morta embaixo d’água e sangue frio (hááá) nas batalhas, consegue ser o cavaleiro com a personalidade menos definida dentre todos os outros cavaleiros de Bronze.

 

SHUN DE ANDRÔMEDA, O CAVALEIRO QUE NÃO GOSTA DE LUTAR

8CavaleirosDoZodiaco

Sabe aquele seu amigo bonzinho que dá altas bandeiras, faz coisas e se comporta de uma maneira muito estranha e suspeita?

Aquele que relatam que flagraram em alguma situação embaraçosa…

9CavaleirosDoZodiaco

 

Quando na verdade não foi tão tenso e comprometedor assim…

10CavaleirosDoZodiaco

Shun é esse seu amigo!

Com um grande poder, vindo de sua armadura de Andrômeda e suas correntes nebulos, Shun muitas vezes se encontra em situações de extremo perigo, não restando mais nada a não ser chamar por seu irmão.

 

IKKI DE PHOENIX, O CAVALEIRO QUE VOLTOU DO INFERNO

11CavaleirosDoZodiaco

Ikki não é o Sonic the Hedgehog, mas já sofreu por uma esmeralda.

Diferente dos outros cavaleiros, ele é o mais durão de todos e detentor de um dos golpes mais traumáticos para as crianças que viram a série, o temido…

GOLPE FANTASMA DE PHOENIX!

12CavaleirosDoZodiaco

Um soco que manipula a mente do adversário, levando-o a seus piores medos e destruindo sua capacidade reativa, fazendo com que o mesmo passe de um habilidoso lutador para um vegetal, boçal, do tipo das atrações que você vê nos programas de domingo em que o Faustão adora exaltar como uma grande fera tanto no pessoal como no profissional.

 

 

Apenas um resuminho bem resumido para as pessoas que não sabem o que é e nunca tiveram contato com esse icônico anime (desenho em japonês).

Os Cavaleiros do Zodíaco fizeram fama no Brasil e ajudaram a popularizar o estilo por aqui.

Deixe sua opinião sobre essa matéria nos comentários abaixo, ela é muito importante.

Você pode gostar...

Por favor, não saia ainda!
Caso tenha chegado aqui por uma pesquisa do Google e gostou da nossa matéria. Deixe seu email na caixinha abaixo para receber gratuitamente nossos feeds diretamente na sua caixa de entrada.
Obrigado por se inscrever. Você deve confirmar seu endereço de e-mail. Por favor, verifique seu e-mail e siga as instruções.
Nós respeitamos sua privacidade. Não divulgaremos suas informações pra ninguém!
Vai sair mesmo? Que pena. :-(
×
×
WordPress Popup
Assine a nossa newsletter
Deixe seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações sobre as últimas notícias do site!
Não, obrigado
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Vai fechar mesmo?
×
×
WordPress Popup