O Máskara, das HQs para os cinemas

Em 1994 foi lançado o filme de comédia “O Máskara”(título original “The Mask) estrelado por Jim Carrey e dirigido por Chuck Russell. O filme foi levemente baseado na série de HQs criada por Mike Richardson em 1982 e publicada originalmente pela Dark Horse Comics no final dos anos 80.

 

O filme fez tanto sucesso que um ano depois, em 1995, foi lançada um série animada chamada “The Mask: The Animated Series” que seguia a cronologia do filme, e, mais tarde a Dark Horse Comics lança uma nova série de HQs, dessa vez baseada no filme e na série animada, intitulada “Adventures of the Mask“ voltada para o público infantil. Quem assistiu ao filme muitas vezes não sabe que ele foi baseado, em partes, nas HQs lançadas pela Dark Horse, e, diferentemente do filme e da série animada, as HQs originais eram sombrias e tinham muitas mortes, sangue e vingança, pequenas coisas que não foram mostradas no filme.

 

No inicio do projeto o filme seria fiel às HQs, O Máskara seria um filme de terror e bem sombrio focando nas mortes e vinganças que aconteciam nos quadrinhos. Mas como Jim Carrey faria o papel principal, foi decidido então montar um filme de comédia em vez de um filme de terror. No filme, O Máskara é um personagem de cartoon vivo tendo poderes que simulam Tex Avery, Looney Tunes e Pica-Pau. Isso se deve pelo fato de Stanley ser fanático por essas coisas no filme. E ao contrário das HQs, o portador da máscara só se torna violento se ele for uma pessoa má.

TheMask07

 

No filme o personagem que usa a máscara é chamado de The Mask que é o título do filme e também dos quadrinhos. Mas nas HQs, The Mask é apenas o título das revistas, sendo o personagem que usa a máscara e se transforma chamado de Big Head. Big Head foi o nome dado pela mídia para o louco que apareceu na cidade matando todo mundo, para ela todos que usaram a máscara são a mesma pessoa.

 

 

A máscara

A mascara é um objeto que traz ao seu portador um vasto poder, muito além daqueles dos homens mortais. Arma suprema contra o crime, a corrupção e o mal.

O Máskara

O Máskara é um espirito imortal, um motor imparável, um vingador incansável. A máscara poderia facilmente forjar um futuro melhor para si e para todos. Ou talvez não.

 

Poderes e Habilidades

O portador da máscara se torna imune a qualquer tipo de lesão, mesmo sangrando ele não sente qualquer tipo de dor. O Dono da máscara tem a habilidade de transformar ou criar qualquer arma que desejar simplesmente do nada, sendo tão letais para pessoas normais quanto armas de verdade seriam.

 

Atenção: O texto abaixo contém spoiles das HQs.

 

 

Um Máskara muito mais sombrio

O primeiro portador registrado nos tempos modernos foi o neurótico Stanley Ipkiss, que a encontrou em uma loja de antiguidades e comprou com a intenção de dá-la de presente para sua namorada Kathy. Stanley usa a máscara pela primeira vez em uma madrugada tendo como intenção maior assustar Kathy, obviamente a transformação acontece e Ipkiss sai pelas ruas testando seu novo corpo e descobrindo os poderes da máscara.

TheMask01

 

Com seus novos poderes, Stanley decide se vingar das pessoas que, de certa forma, o perturbaram recentemente, e com a máscara ele “mata” todos eles. Nesse período que Stanley usa a máscara a mídia da o nome de Big Head. Kathy decide se livrar da máscara jogando-a no lixo, Stanley não liga muito já que tinha matado todos que queria, mas uma pessoa havia sobrado, Kathy o expulsa de casa, Stanley sai a procura da máscara pelo lixo e então decide invadir a casa de Kathy imaginado que a máscara poderia estar por lá. Realmente ela estava lá, assustada, Kathy golpeia Stanley na cabeça, mas ele consegue a máscara e sai a procura do último cara que faltava.

TheMask20

 

Após os ocorridos com Stanley, Kathy consegue a máscara e a usa, e já transformada em Big Head ela mata Stanley, isso mesmo, Stanley Ipkiss morre na história original.

Kathy se livra da máscara e a entrega para o Tenente Kellaway para que ela fique sob sua custódia. E mesmo depois dos avisos de Kathy sobre a máscara e do que ela é capaz o Tenente, curioso, acaba levando-a ao rosto e a transformação é inevitável. O Tenente se transforma em uma espécie de vigilante insano, assumindo o papel de justiceiro, acaba matando muitos bandidos da cidade até se deparar com o quase invulnerável Walter, Big Head leva um cacete pois Walter é, aparentemente, o único que pode lutar com o Máskara pau a pau. Kellaway continua sua luta contra os bandidos, ele só decide se desfazer da máscara quando se vê batendo em seu próprio amigo policial.

Assim, Kellaway enterra a máscara no chão do seu porão. No entanto, os mafiosos que ele tinha atacado o localizaram, Kellaway tenta retirar a máscara que estava enterrada sob concreto, mas antes de pega-la e se transformar em Big Head ele é ferido e a máscara é levada com os bandidos, e para ter certeza dos poderes ocultos da máscara, eles a colocam no motorista que rapidamente testa os seus poderes matando todos os tipos de máfias e gangues da cidade, assim assumindo todo o submundo do crime local. No entanto, Kathy consegue localiza-lo e tenta de todos os modos retirar a máscara do antigo motorista, mas ela só consegue esse feito com uma espécie de sedução aplicada sobre ele. Com ele já sem a máscara, Kathy, com uma arma na mão, atira na direção do homem tendo como objetivo mata-lo. Kathy leva a máscara consigo, e encurralada, ela não vê outra forma de escapar a não ser usando Big Head.

Kellaway que estava em coma acorda, Walter sai da prisão, ele e Kathy/Máskara começam uma briga sangrenta, Kathy tenta se livrar da máscara jogando-a no rio mas é impedida por Walter. Aparentemente, a Máscara foi perdida junto com o mafioso Walter que caem ambos no rio. Terá sido o fim de Walter e da máscara?

TheMask08

TheMask21

 

Como era da se esperar, a máscara é encontrada novamente por quatro jovens fans do Big Head que se revesaram para utilizar-la. No entanto, Walter que não tinha morrido, fica sabendo de Big Head e sai em busca de vingança. Após todos os quatro usarem a máscara Walter tenta usala-la também, mas sem sucesso ele a joga fora.

Em seguida, a máscara cai nas mãos de um quadrinista amargurado pela morte da esposa que havia sido assassinada pela máfia, e antes de cair através das dimensões, a sua pequena filha acaba usando a máscara também. A partir desse momento a máscara começa uma viagem por todo o universo Comic’s Greatest World.

 

 

Joker/Mask

Nessa revista a máscara é a mesma do filme.
Agora, a máscara que se encontra em um museu em Gotham City acaba nas mãos do maior inimigo do Batman, o Coringa, ela vai parar em suas mãos por acaso, seu comparsa aciona o alarme por acidente ao pegar-la e eles fogem com ela nas mãos.

Coringa se irrita e empurra a máscara contra o rosto do homem que logo se transforma. Batman aparece de supetão e Coringa se transforma em Big-Head. Como Batman não é pareo para o novo Coringa, ele usa sua psicologia e consegue enganar Coringa para que ele retire a Máscara alegando que o vilão não é tão engraçado naquela forma, Coringa tem uma pequena crise consigo mesmo e acaba retirando a máscara, nesse momento Batman ataca, e Coringa é preso.

TheMask19TheMask14

 

O Tenente Kellaway aparece e pede para que Batman lhe entregue a máscara alegando que se livrará dela para sempre, Batman concorda e Kellaway vai até a tumba de Stanley Ipkiss, abre o tumulo e joga a mascara junto ao corpo de Stanley, aliás, foi ele que começou tudo isso.

 

TheMask16

Legenda: Descanse em paz, Stanley. Descanse em paz, Big Head!

 

 

Algumas Curiosidades

 

As máscaras

  • Há uma grande diferença em relação ao design das máscaras. Nos quadrinhos ela era uma máscara vudu de uma tribo africana feita com vários pedaços de jade com detalhes como olhos e nariz, muito parecida com um rosto de verdade. Já a máscara do filme é de origem viking, tem o formato de um triangulo concavo feita em madeira, essa máscara aprisiona o deus Loki, e tem os poderes somente ativos à noite.

TheMasks

 

  • A cena do filme, em que o Máskara ataca dois mecânicos por vingança, está presente também nos quadrinhos, mas a diferença é que nas HQs ele realmente mata os mecânicos.

TheMask04

 

  • A cena em que o Máskara faz animais de balões, e atira em uma gangue de punks com uma metralhadora, também foi tirada dos quadrinhos originais da Dark Horse. Porém nos quadrinhos quem usava a máscara era o Tenente Kellaway.

TheMask22

 

  • O Tenente Kellaway aparece no filme com nome e sobrenome, o primeiro nome Mitch e sobrenome Kellaway, o seu primeiro nome nunca foi mencionado nas HQs.
  • No crossover Lobo/Máskara um ladrão batedor de carteiras sem nome usa a máscara, o fato interessante é que ele usa um terno amarelo parecido com o que que Stanley usa no filme.

TheMask23

 

  • A enorme dentadura usada pelo Máskara no filme inicialmente só apareceria nas cenas sem diálogos, pelo fato dela ser grande dificultaria na fala, mas Jim Carrey aprendeu a falar com ela possibilitando o uso em todas as filmagens.
  • Este foi de fato o primeiro filme de Cameron Diaz.
  • Muito do que acontece nas cenas de Tina na boate foi retirado de um episódio de Tex Avery, de 1943, chamado “Red Hot Riding Hood”, que é o mesmo a que Stanley assiste no início do filme.
  • A cena em que o Máskara fazia bichos de balões para os gângsters e de repente tira um preservativo do bolso dizendo “Me desculpe, bolso errado” foi um improviso e que naquele momento caiu muito bem.
  • Uma introdução sobre como os Vikings enterraram a máscara de Loki está entre as cenas deletadas do filme que estão disponíveis em DVD, assim como uma cena de Peggy Brendt que acaba morrendo ao cair nas prensas de jornais.

O Máskara quadrinhos é bem diferente e ao mesmo tempo parecido com o Máskara filme. A temática das duas versões é a mesma, ou seja, ambos tratam de uma máscara que se usada dará ao portador grande poder. Mas o contexto, como as coisas acontecem, é diferente, nas HQs a máscara é uma máscara africana vudu que inibe, de certa forma, a sanidade de quem usa, já a do filme é uma máscara nórdica que aprisiona o deus Loki, tornando-se violento somente quem já tem tendência pra isso.

Se você gostou desse texto colabore conosco, divulgue para seus amigos através das redes sociais. Ajude-nos dando ideias para mais matérias.

 

Bônus

 

Workprints: The Mask (1994)

 

Bastidores de algumas cenas do filme

 

 

FONTE: International Hero

Você pode gostar...

Por favor, não saia ainda!
Caso tenha chegado aqui por uma pesquisa do Google e gostou da nossa matéria. Deixe seu email na caixinha abaixo para receber gratuitamente nossos feeds diretamente na sua caixa de entrada.
Obrigado por se inscrever. Você deve confirmar seu endereço de e-mail. Por favor, verifique seu e-mail e siga as instruções.
Nós respeitamos sua privacidade. Não divulgaremos suas informações pra ninguém!
Vai sair mesmo? Que pena. :-(
×
×
WordPress Popup
Assine a nossa newsletter
Deixe seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações sobre as últimas notícias do site!
Não, obrigado
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Vai fechar mesmo?
×
×
WordPress Popup