Saiba quais são os 12 princípios básicos para qualquer animação

Quem não gosta de um bom desenho animado não é mesmo? A Disney ajudou o mundo das animações em vários aspectos. Um deles são os princípios básicos da animação.

 

O que é

Os 12 princípios básicos da animação são 12 regras criadas pelos primeiros animadores da Disney, em especial Frank Tho­mas e Ollie Johns­ton. Essas tais regras foram criadas com o objetivo de dar vida aos personagens dos filmes animados Disney, elas definiram o rumo da animação no mundo e são seguidas até hoje.

 

A importância

Essas regras são importantes para que a animação fique mais viva, sem elas os desenhos ficariam muito robóticos, e com movimentos muito secos.

Os princípios

1 Squash & Stretch (Comprime e Estica)

O nome já diz tudo, qualquer ser vivo mostra mudanças consideráveis em suas formas em qualquer ação. Por exemplo um rosto, os olhos, bochechas e lábios mudam de forma e o personagem ganha mais vida.

1ComprimirEsticar

2 Anticipation (Antecipação)

Basicamente se trata da antecipação de certos movimentos. Funciona como na vida real, quando vamos chutar uma bola, por exemplo, o pé é levado para trás para que se possa pegar impulso e assim chutar a bola. Esse movimento é a antecipação do chute.

2Antecipacao
3 Staging (Encenação)

Esse princípio consiste em mostrar claramente o que está acontecendo na cena. Uma expressão bem vista, um movimento claro e visível, fazem um bom “staging”.

3Encenacao

Uma boa forma de conseguir um bom “staging” é através do uso de silhueta.

 

4 Straight Ahead Action and Pose to Pose (Animação direta e posição-chave)

Existem duas maneiras para se animar uma cena:

 

O "direto"

Consiste em desenhar um movimento após o outro até o final da cena, quadro a quadro. Neste caso a animação sai mais espontânea e a cena parece menos mecânica. Desta forma o animador não planeja exatamente como vai ser o decorrer da cena e vai inventando à medida que progride. Este método é geralmente usado em cenas de ação onde muitas vezes ocorrem movimentos rápidos e inesperados, embora é preciso cuidado para que o personagem não fique fora da perspectiva ou checagem do cenário.

 

E o “pose a pose"

Nesse método o animador desenha apenas quadros chaves, por exemplo um personagem andando, faz-se alguns quadros-chave do personagem andando e deixa-se espaços entre eles. Esses espaços serão preenchidos por um assistente, o intervalador, que irá preencher os desenhos que faltam.

4PoseToPoseStraightAhead

 

5 Overlapping Action and FollowThrough (Continuidade e sobreposição da ação)

Esse princípio consiste em partes com diferentes pesos levarem tempos diferentes para parar de se moverem. Por exemplo orelhas grandes, estas partes continuam se movendo mesmo após a figura ter parado.

5Movimento

 

6 Slow In and Slow Out (Aceleração e desaceleração)

Consiste basicamente em desenhar mais quadros no início e no final e menos no meio. Dessa forma, colocando os intervalos perto dos extremos conseguimos ver o personagem indo rapidamente de uma pose à outra.

6SlowInSlowOut

 

7 Arcs (Movimento em arco)

Os desenhos imitam a vida. A ação de uma mão com o dedo apontado segue uma trajetória circular.

7Arcos

 

8 Secondary Ations (Ação Secundária)

A idéia apresentada em uma cena pode ser fortalecida por ações secundárias.
Ações secundárias são sempre subordinadas a ação principal, ou seja, a ação principal é a estrele e o foco. Uma maneira de se conseguir uma boa ação secundária é fazer primeiro a ação principal e somente depois as ações secundárias, que podem ter timing diferentes.

8AcaoSecundaria

No exemplo temos o esquilo, a ação primária seria as patas enquanto o rabo seria a ação secundária e seria desenhada depois seguindo a ação primária.

 

9 Timing (Temporização)

Consiste basicamente em desenhar mais frames para se chegar a uma determinada ação. O controle do timing é essencial para se chegar ao efeito desejado na animação.

9Timing

 

10 Exaggeration (Exagero)

O exagero é muito importante para as animações. O uso do exagero no design, no squash & stretch, no follow though, e ações secundárias, é fundamental para que se consiga uma melhor comunicação visual.

10Exagero

 

11 Solid Drawing (Desenho volumétrico)

Os princípios básicos do desenho tridimensional são peso, profundidade e equilíbrio, fundamentais em animação. Procure sempre evitar partes Gêmeas no personagem, cada olho, orelha, mão, dedo etc, sempre devem se diferenciar

11DesenhoVolumetrico

 

12 Apeal (Apelo)

Um design atraente sempre é fundamental em qualquer personagem. Significa um design que as pessoas gostam de ver, um design com charme, simplicidade, comunicação e magnetismo. Qualquer personagem deve ter um design atraente, seja o herói ou vilão, caso contrário ninguém vai querer assistir ao que ele está fazendo.

12Apelo

 

 
Para tudo temos regras básicas, até mesmo para animações, essas regras são bem visíveis em qualquer animação por aí. Muita gente não as conhece e faz suas animações fora desses padrões, o que acabe deixando a animação um pouco “feia”. Mas muita gente usa essas regrinhas sem nem mesmo saber.

Você sabia que existiam 12 princípios básicos para qualquer animação criados pela Disney? Deixe sua opinião sobre essa matéria nos comentários e o que achou das 12 regrinhas.

 

 
BONÚS

Os 12 princípios básicos da animação explicados atra­vés de um cubo.
Animador: Cento Lodi­gi­ani.

Você pode gostar...

Por favor, não saia ainda!
Caso tenha chegado aqui por uma pesquisa do Google e gostou da nossa matéria. Deixe seu email na caixinha abaixo para receber gratuitamente nossos feeds diretamente na sua caixa de entrada.
Obrigado por se inscrever. Você deve confirmar seu endereço de e-mail. Por favor, verifique seu e-mail e siga as instruções.
Nós respeitamos sua privacidade. Não divulgaremos suas informações pra ninguém!
Vai sair mesmo? Que pena. :-(
×
×
WordPress Popup
Assine a nossa newsletter
Deixe seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações sobre as últimas notícias do site!
Não, obrigado
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Vai fechar mesmo?
×
×
WordPress Popup