Saiba qual a verdadeira história de Hércules, como e por que ele se tornou uma lenda

Você com certeza conhece esse nome. Se não conhece já ouviu falar. E caso não conheça, fique sabendo agora quem é esse lendário herói.

 

 

Quem foi Hércules

Na mitologia grega, Héracles foi um herói dotado de grande força e coragem. Hércules era como os romanos antigos o chamavam. Héracles era o herói mais ilustre da mitologia grega.

Hércules era filho de Zeus com uma mulher mortal chamada Alcmena. Zeus seduziu Alcmena disfarçando-se de seu marido, Anfitrião. Como era um filho ilegítimo de Zeus, Hércules foi amplamente odiado pela esposa de Zeus, Hera, pois ele era a prova vida da infidelidade do marido.

 

A lenda

Mégara foi a primeira esposa de Hércules. Com ela ele teve vários filhos. No entanto, Hera supostamente teria feito o herói perder a cabeça, o que resultou na morte de sua esposa e de seus filhos. E diferentemente de Kratos, Héracles não saiu por aí matando todos os deuses do Olimpo.

Alguns historiadores dizem que Mégara conseguiu escapar e Héracles mais tarde deu-a em casamento ao seu sobrinho Iolaus, como um sinal de sua passagem para a idade adulta. Sim, Iolaus é sobrinho de Héracles, diferente da série Hércules dos anos 90 onde Iolaus era um amigo. Iolaus era filho de Íficles, meio irmão gêmeo de Héracles, e sim Héracles tinha um irmão gêmeo, mas este era um mortal comum filho de Anfitrião.

HerculesIolaus

Série Hércules dos anos 90

Após a loucura passar, Héracles viu o que fez e foi até o Oráculo de Delfos para saber como ele poderia se redimir. O Oráculo então aconselha que Héracles visite o rei Euristeu, seu primo, e siga todos os conselhos que ele der. Hera estava por trás de tudo e guiou o Oráculo quando este disse que Héracles deveria servir ao rei Euristeu por 12 anos. E durante esses 12 anos, Héracles completou seus “12 Trabalhos”.

 

Os 12 trabalhos

  1. Matar o Leão de Neméia e trazer sua pele como prova
  2. Matar a Hidra de Lerna
  3. Capturar a Corsa de Cerineia
  4. Capturar o Javali de Erimanto
  5. Limpar os estábulos de Áugias
  6. Acabar com as aves do Lago Estínfalo
  7. Capturar o Touro de Creta
  8. Capturar Diomedes, filho de Ares
  9. Capturar o cinturão mágico da rainha das amazonas, Hipólita
  10. Capturar o gado do gigante Gerião
  11. Roubar as maçãs das Hespérides
  12. Capturar Cerberus e levar até Euristeu

A vida divina

A maioria dos heróis gregos eram filhos de deuses, então, eles eram semideuses. Mas isso não significava que eles automaticamente iriam para o Monte Olimpo e se tornariam deuses por completo quando morressem.

Perseu de certa forma alcançou a imortalidade pois teve uma constelação em seu nome. Aos semideuses gêmeos eram atribuídas bênçãos mistas. Por exemplo Castor e Polydeuces, Polydeuces foi considerado divino o suficiente para ser admitido ao Olimpo, enquanto seu irmão Castor foi mandado para Hades como um mero mortal. Mas Polydeuces intercedeu em favor de seu gêmeo sobre o fundamento de que ele não podia suportar a separação eterna. Os deuses cederam e os dois foram autorizados a permanecerem juntos para sempre, sendo metade dos anos passados no Olimpo e a outra metade no submundo.

Héracles foi o único herói que se tornou um deus pleno após a sua morte. Ele recebeu atenção especial, porque tinha ajudado os atletas olímpicos em sua batalha épica contra os Gigantes. Esses filhos titânicos da Terra invadiram a cidadela dos deuses em uma saraivada de carvalhos e rochas em chamas. E as divindades do Olimpo nunca teriam prevalecido sem Héracles e seu arco. Em virtude de suas realizações espetaculares, mesmo para os padrões heroicos, Héracles ganhou uma casa no Monte Olimpo e uma deusa para mulher. Sua mãe mortal Alcmena foi enviada para o Submundo, como um fantasma que eternamente percorre os Campos Elísios na companhia de outros heróis.

DisneyHercules

Personagem animado Disney Hécules

 

Adaptações

Hércules é muito conhecido do público, tanto televisivo ou fãs de quadrinhos ou de cinema, pois teve várias adaptações. Muita gente lembra do Hércules da Disney quando citado o nome do herói, outros (como eu) lembram logo de cara da série dos anos 90 que levava seu nome, já outras pessoas associam o herói à MARVEL ou/e DC.

Em 1983 Lou Ferrigno interpretou o lendário Hércules em um filme italiano, porem o filme não foi grande sucesso. Recentemente tivemos uma ótima adaptação de Hércules para os cinemas. Estrelado por Dwayne Johnson, o The Rock, o filme Hércules: As Guerras Trácias lançado em 2014, conta a história de Hércules de uma maneira um pouco diferente. Se você não viu veja, o filme é muito bom.

Hercules2014

 

 

Basicamente essa é a história de Héracles, bem resumida. É difícil apontar fatos pois não se tem nada concreto sobre Hércules. Cada historiador fala uma coisa sobre o herói, e Hércules não passa de mitologia. Mas não significa que ele nunca existiu. Significa apenas que não temos certeza de como ele era, como nasceu, como cresceu, ou como era a vida entre os Deuses. São todos fatos mitológicos.

Agora é sua vez, qual o primeiro Hércules lhe vem à cabeça quando citado o herói? E qual você mais gosta? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, ela é muito importante para nós.

FONTE: Mytuweb e ancientgreece

Você pode gostar...

Por favor, não saia ainda!
Caso tenha chegado aqui por uma pesquisa do Google e gostou da nossa matéria. Deixe seu email na caixinha abaixo para receber gratuitamente nossos feeds diretamente na sua caixa de entrada.
Obrigado por se inscrever. Você deve confirmar seu endereço de e-mail. Por favor, verifique seu e-mail e siga as instruções.
Nós respeitamos sua privacidade. Não divulgaremos suas informações pra ninguém!
Vai sair mesmo? Que pena. :-(
×
×
WordPress Popup
Assine a nossa newsletter
Deixe seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações sobre as últimas notícias do site!
Não, obrigado
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Vai fechar mesmo?
×
×
WordPress Popup