Veja a diferença entre Pinocchio versão original e versão Disney

Todo mundo conhece a história de Pinocchio quase que de cór. Walt Disney viu nas histórias de domínio publico sua grande fonte de dinheiro. Pinocchio foi o segundo filme animado de Walt Disney, e é tido como o filme mais perfeito produzido por ele, pela complexidade das técnicas empregadas e seu perfeccionismo.

Conheça a verdadeira história de Pinocchio, a versão de Carlo Collodi, e veja a diferença entre ela e a versão que Walt Disney apresentou.

 

 

Era uma vez, um pedaço de madeira que chora e ri como criança. Mestre Cereja, como era chamado, logo de manhã entra na marcenaria e, vendo o pedaço de madeira, decide fazer uma perna para mesa, mas logo ele percebe algo estranho, uma pequena voz começa a murmurar algumas coisas, voz que ele não sabia de onde vinha. Gepetto, seu bom amigo, entra na marcenaria trazendo consigo umas pernas de mesa, Mestre cereja presenteia Gepetto com o pedaço de madeira falante, Gepetto queria fazer uma marionete e rodar o mundo com ela, e essa madeira era perfeita.

Gepetto começa a trabalhar em seu boneco, e decide chamá-lo de Pinocchio pra dar sorte, pois conhecia toda uma família rica chamada Pinocchio. Mas nem havia começado direito, o velho percebe que os olhos do boneco se mexiam e o encaravam, e o nariz começou a crescer. Depois Gepetto fez a boca, que ainda nem havia sido acabada e já começava a rir e a debochar dele. Gepetto fez as pernas e os pés e o ensinou a andar. Logo, Pinocchio estava correndo pelo quarto todo, passa pela porta e sai correndo pela rua, e Gepetto atrás dele. As pessoas na rua acharam que a marionete estaria em perigo nas mãos de Gepetto, assim o pobre velhinho foi preso.

Pinocchio_01
Pinocchio correu depressa para casa, onde conhece o Grilo Falante. Eles conversam por algum tempo, o grilo fala que Pinocchio deveria ir para a escola como todos os meninos, mas Pinocchio não gosta de escola e prefere ser livre e brincar por ai. O grilo diz que se ele continuar assim se tornará um grande burro. Pinocchio fica muito bravo e com um arremessar de um martelo, mata o Grilo Falante, mesmo que sem intenção.

Pinocchio está com fome, ele revira a casa toda em busca de comida, mas não encontra nada. Ele adormece com fome mesmo. Gepetto logo de manhã bate à porta, Pinocchio o atende aos prantos e prometendo ser um bom menino e que iria para a escola. O bom velhinho lhe faz umas roupinhas, e vende o seu colete para comprar uma cartilha para ele. Antes de ir a escola, Pinocchio decide ver o teatrinho de bonecos, o menino vende a cartinha que seu pai havia comprado com tanto esforço e compra uma entrada.

Pinocchio_02
Lá dentro, Pinocchio é reconhecido pelos outros bonecos. Pinocchio quase morre, mas consegue sair com vida graças ao bom coração do dono do lugar. No caminho de volta, Pinocchio encontra uma raposa e um gato, eles vão até uma pousada, pois dali seguiriam até um lugar onde supostamente Pinocchio transformaria suas 5 moedas em 2 mil, com a intenção de ajudar o pai. O gato e a raposa deixam a pousada e Pinocchio é obrigado a dar uma moeda de ouro para pagar o lugar.

A caminho do encontro dos dois, Pinocchio é perseguido por assassinos que querem tomar as moedas dele. O menino é enforcado e, aparentemente, morto em um galho. Uma menina de cabelos turquesa observa pela janela, essa menina se dizia estar morta, mas, na verdade, ela é uma fada que vive nos arredores do bosque a mais de 1000 anos. Ela pede para que tragam o menino até ela, a fada dá um remédio para Pinocchio e ele se reestabelece. Sai e reencontra a raposa e o gato, eles vão até o lugar onde Pinocchio ganharia suas 2 mil moedas, que agora eram apenas mil, mas ele é roubado pelos dois trapaceiros.

Pinocchio_03
Muitas coisas acontecem, Pinochio vai preso por diversas vezes, vai até a fada para se tornar um menino de verdade mas sua pouca vontade de estudar o faz fugir, torna-se um burro, é vendido para um circo, depois é revendido para virar tambor, vai em direção a casa da fada, onde percebe que ela morreu a espera dele. Pinocchio encontra uma pomba que o leva em direção a mar aberto onde seu pai tinha ido procurá-lo.

Lá ele fica sabendo que seu pai foi engolido por um monstro marinho e, então, Pinocchio vai a procura de seu pai. Tendo encontrado Gepetto, eles saem de dentro do monstro pela boca, vão até uma cabana, e lá encontram o Grilo Falante, ele não morreu. Pinocchio vai pra casa e se torna um menino bondoso, vai à escola e respeita seu pai. Em um sonho, Pinocchio recebe uma mensagem da fadinha, dizendo que ela o perdoava e que por merecimento pelo seu bom coração, ele se tornaria um menino de verdade.

Pinocchio_04
Essa é a história original de Pinocchio, bem, mas bem resumida pois o texto é muito grande e tem várias páginas. Pinocchio passa por vários problemas no decorrer da história devido a sua teimosia em não querer estudar. Na versão Disney, Pinocchio também passa por alguns problemas, mas ele não é um menino travesso e “maldoso” como apresentado originalmente.

Disney segue algumas das situações citadas no texto original, mas de outro jeito, e sem tanta enrolação de, “vai preso, escapa, vai preso de novo, escapa”. Walt Disney fez sua própria versão de Pinocchio, que ganhou vários prêmios como por exemplo, “a melhor canção original”.

Pinocchio se torna um burro de um jeito parecido ao original, Gepetto é engolido por uma baleia e não por um monstro marinho, e eles saem da barriga dela por conta da fumaça de uma fogueira que eles fazem dentro da baleia. A Raposa e o gato também existem na versão Disney, mas o objetivo deles é vender Pinocchio para Stromboli, pois ele é um boneco falante, e Stromboli faz de Pinocchio sua atração principal. Walt Disney fez do Grilo Falante o grande contador da história, alem de acompanhar Pinocchio sempre, enquanto no texto original ele aparece apenas de vez em quando.

 

 

Walt fez várias versões diferentes até chegar no roteiro apresentado em Pinocchio de 1940, ele até mandou parar a produção do filme no meio por achar que não estava bom. Ai então, ele decide pegar o Grilo Falante e colocá-lo em primeiro plano, contando a história de um boneco, que se tornou um menino de verdade.

Pode-se dizer que Walt Disney apresentou uma história melhorada, curta, bonita, que vai direto ao ponto. A moral da história continua sendo a mesma: mentir não te leva a lugar nenhum, a mentira só te mete em enrascadas.

Pinocchio_05

Você pode gostar...

Por favor, não saia ainda!
Caso tenha chegado aqui por uma pesquisa do Google e gostou da nossa matéria. Deixe seu email na caixinha abaixo para receber gratuitamente nossos feeds diretamente na sua caixa de entrada.
Obrigado por se inscrever. Você deve confirmar seu endereço de e-mail. Por favor, verifique seu e-mail e siga as instruções.
Nós respeitamos sua privacidade. Não divulgaremos suas informações pra ninguém!
Vai sair mesmo? Que pena. :-(
×
×
WordPress Popup
Assine a nossa newsletter
Deixe seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações sobre as últimas notícias do site!
Não, obrigado
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Vai fechar mesmo?
×
×
WordPress Popup