Você conhece a história original de A pequena Sereia? Saiba o que muda da versão original para a da Disney

Todo mundo liga A Pequena Sereia à Disney, mas para quem acompanha o site sabe que praticamente todos os contos da Disney foram baseados em contos antigos. Com A pequena Sereia não é diferente, a Disney se baseou no conto de Hans Christian Andersen de 1837.

Caso não tenha visto as outras matérias sobre o assunto versão original e Disney clique aqui.

 

 

A Pequena Sereia – diferenças entras as versões

Ariel é uma pequena sereia de 16 aninhos, ela tem 6 irmãs mais velhas e seu pai é o rei dos mares, portanto, ela é uma princesa por sangue, e também se casou com um príncipe, requisitos básicos para ser uma Princesa Oficial da Disney. Não sendo necessário preencher os dois requisitos.

Disney-Princess-02

Na versão Disney Ariel é encantada com a vida humana, adorando e gostando de tudo que vem da superfície. A maneira como ela conhece o príncipe na versão original e a da Disney são as mesmas. Ela vai até a superfície, vê o príncipe, se apaixona por ele e acaba o salvando de um acidente devido a tempestade. Mas há uma pequena diferença, na versão original a pequena sereia vai até a superfície porque quando uma sereia completa 15 anos elas têm a permissão de se aventurar por lá, e assim ela vê o príncipe.

E o principie por sua vez fica encantado com a garota e pela sua bela voz. Originalmente o príncipe nunca viu a pequena sereia, e a bruxa do mar é um pouco diferentes nas duas versões. A da Disney ela é uma bruxa má, vingativa e quer o poder dos mares só para ela. Na versão original ela é só uma bruxa, uma feiticeira, que oferece uma solução para o pedido da pequena sereia.

BruxaDoMar

 

Ariel é levada até a bruxa que oferece a ela uma poção que promete transforma-la em uma humana. O efeito duraria 3 dias e se ela não conseguisse que o príncipe se apaixonasse e desse um beijo de amor, ela voltaria a ser uma sereia e viveria para sempre nos jardins da bruxa. Mas em troca da poção, a bruxa pede a voz de Ariel.

Na versão original, a pequena sereia após ver e se apaixonar pelo príncipe, pergunta a avó se os humanos vivem para sempre, ela diz que as sereias viram espumas do mar enquanto os seres humanos têm uma alma eterna. Assim, encantada com o príncipe, e também querendo uma alma eterna, ela vai até a bruxa que vende uma poção para lhe dar belas pernas humanas.

A bruxa adverte que se ela beber da poção, nunca mais será capaz de voltar para o mar novamente, e avisa que ela sentirá como se uma espada a dividisse no meio, mas ao terminar ela teria duas belas pernas. Mas, a pequena sereia se sentirá pisando em facas toda vez que pisar os pés no chão. E a sereia apenas ganharia uma alma se o príncipe a amasse de verdade, assim uma parte de sua alma iria para ela. Ainda assim ela aceita.

ArielPernas

A versão Disney não se tem as dores que a princesa passa. Ariel vai até a superfície e acaba encontrando o príncipe que logo se encanta por ela, mas ela está sem a voz, então o príncipe não pode ter certeza se ela é realmente a garota que ele procura.

Tudo corre bem até a bruxa do mar intervir se transformando em uma bela jovem e usando a voz de Ariel para hipnotizar o príncipe. Ariel é alertada da situação e vai atrás de seu amado fazer com que ele perceba que está errado. E com a ajuda dos animais marinhos a voz de Ariel acaba voltando para ela.

Mas é tarde demais, o sol se pôs e Ariel volta a ser sereia. O rei aceita se sacrificar no lugar de sua filha, e dá o reino para a bruxa do mar que agora controla tudo e começa uma pequena guerra contra Ariel e o príncipe. O príncipe consegue matar a bruxa do mar e todos voltam ao normal. O rei vendo que Ariel ama realmente o príncipe, decide dar-lhe pernas para que ela volte para seu amado. Eles se casam e vivem felizes para sempre.

APequenaSereiaFinal

 

Originalmente a pequena sereia encontra o príncipe que logo se encanta com ela, ele gosta da maneira como ela dança, e ela dança para ele mesmo sentindo dores enormes. O rei ordena que o príncipe se case com a princesa do reino vizinho. Porém, o príncipe diz que não vai se casar com ela, e diz amar apenas a garota do templo que ele pensa que o salvou da tempestade, e diz que a pequena sereia está tomando o lugar da garota do templo.

O que o príncipe não sabe é que a princesa prometida é a garota do templo. Assim o príncipe se casa com a princesa. O coração da pequena sereia se parte, ela se desespera e se arrepende de ter trocado tudo por uma ilusão. E tudo que ela passou, todas as dores foram em vão. Antes de amanhecer, as suas irmãs lhe trazem uma faca que elas conseguiram da bruxa em troca de seus longos cabelos. Se a pequena sereia matasse o príncipe e deixasse seu sangue escorrer pelos seus pés, tudo voltaria ao normal. Porém, a pequena sereia não pode mata-lo assim.

Então, no alvorecer do dia ela se joga ao mar para morte. Mas ela não se dissolve, ela sente o calor do sol e se transforma em um espirito, uma filha do ar. As outras filhas do ar dizem que ela se transformou em um espirito pois se esforçou e sofreu para ganhar uma alma eterna. Ela terá que evoluir como espirito, fazendo coisas boas para assim ganhar o reino dos céus.

 

 

Esse é o real final de A Pequena Sereia. As duas versões são bem parecidas, com apenas alguns pontos em divergência até a metade do segundo ato. A conclusão das versões é que muda. E a versão original é até mais emocionante que a versão Disney, que é uma história feita para o público infantil.

Mas e você, sabia da versão original da história? Qual das versões você gosta mais? Deixe nos comentários a sua opinião.

 

FONTES: gilead.org.il e A Pequena Sereia

Você pode gostar...

  • WILLIAM FOLIAO

    EXCELENTE TEXTO! PARABÉNS!

Por favor, não saia ainda!
Caso tenha chegado aqui por uma pesquisa do Google e gostou da nossa matéria. Deixe seu email na caixinha abaixo para receber gratuitamente nossos feeds diretamente na sua caixa de entrada.
Obrigado por se inscrever. Você deve confirmar seu endereço de e-mail. Por favor, verifique seu e-mail e siga as instruções.
Nós respeitamos sua privacidade. Não divulgaremos suas informações pra ninguém!
Vai sair mesmo? Que pena. :-(
×
×
WordPress Popup
Assine a nossa newsletter
Deixe seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações sobre as últimas notícias do site!
Não, obrigado
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Vai fechar mesmo?
×
×
WordPress Popup