O que Batman vs Superman tem em comum com Star Wars e vários outros filmes?

Hoje vamos falar um pouco sobre um efeito sonoro bem famoso, eu sempre ouvi ele em vários filmes e ficava me perguntando:

“Porque todos os filmes têm esse áudio pelo menos uma vez? Será um pacto que os diretores fazem que tem que usar ele? Ou uma superstição? ”

Daí resolvi pesquisar e trazer aqui pro site.

 

 

O que é

Você com certeza já deve ter percebido um certo efeito sonoro em vários filmes, animações, games, séries, de comédias a terror. Pois é, estamos falando dele, o Wilhelm Scream. Veja abaixo e diga que nunca ouviu ele. Se nunca ouviu você veio de Marte.

 

Wilhelm Scream é um efeito sonoro utilizado em pós-produções em filmes e até jogos de vídeo games. Até aí tudo bem, é só mais um efeito sonoro.

 

Um pouco da história desse áudio

Esse efeito foi utilizado pela primeira vez em 1951 no filme Distant Drums, a cena você pode ver logo abaixo.

 

Para esse filme foram gravados 6 gritos, todos usados em diversas cenas do filme. Mas esse grito entrou para a história, por assim dizer. Depois do filme o efeito sonoro entrou para a biblioteca de efeitos sonoros da Warner Brothers, e foi utilizado por vários cineastas.

O nome Wilhelm Scream veio do filme The Charge at Feather River de 1963 onde o personagem Private Wilhelm recebe uma flechada na perna e solta o grito.

 

Mas o grito ficou famoso mesmo quando Ben Burtt foi escalado para ser o editor de som de Star Wars. O grito é usado quando um stormtrooper é baleado por Luke Skywalker e cai em um abismo na Estrela da Morte.

A partir daí o efeito foi usado em todos os outros filmes da franquia, e até mesmo Indiana Jones. Assim o grito ganhou visibilidade, e diretores como Peter Jackson, Quentin Tarantino, e inúmeros outros editores de som, adicionaram o efeito em suas produções como uma piada interna.

 

Mas quem gravou o grito?

Bom, segundo pesquisas feitas por Burtt, o grito foi feito por um ator e músico chamado Sheb Wooley, que apareceu em clássicos como High Noon e Giant. Você pode ve-lo cantar a popular canção de 1958 “Purple People Eater”.

 

O efeito Wilhelm Scream já foi usado em mais de 300 filmes, programas de televisão, jogos de vídeo game e consolidou-se como piada interna entre os melhores editores de som e diretores da indústria.

O que começou como piada é hoje uma questão de honra, todo filme que se prese tem que ter ele, Batman vs Superman: a origem da justiça tem o famoso grito. A partir de agora sempre que você ouvir ele, você vai rir.

 

Diga nos comentários se você já conhecia o Wilhelm Scream ou se já tinha percebido ele nas produções.

FONTE: mental_floss

Você pode gostar...

Por favor, não saia ainda!
Caso tenha chegado aqui por uma pesquisa do Google e gostou da nossa matéria. Deixe seu email na caixinha abaixo para receber gratuitamente nossos feeds diretamente na sua caixa de entrada.
Obrigado por se inscrever. Você deve confirmar seu endereço de e-mail. Por favor, verifique seu e-mail e siga as instruções.
Nós respeitamos sua privacidade. Não divulgaremos suas informações pra ninguém!
Vai sair mesmo? Que pena. :-(
×
×
WordPress Popup
Assine a nossa newsletter
Deixe seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações sobre as últimas notícias do site!
Não, obrigado
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Vai fechar mesmo?
×
×
WordPress Popup